A Bluecare® é uma empresa que reúne colaboradores presentes em todo o território nacional, através de distribuidores, representantes e funcionários, tendo como objetivos o lucro, a excelência no fornecimento de produtos, a prestação de serviços de informações e esclarecimentos e o progresso profissional de seus colaboradores.

Partimos do pressuposto de que a conduta ética dos profissionais da empresa é importante para o aprimoramento da qualidade de seus serviços, para o desenvolvimento das organizações para as quais prestam serviços e, consequentemente, para a construção da sociedade brasileira.

O contexto mundial contemporâneo tem sido marcado por questões que envolvem as inter-relações entre indivíduos, grupos e nações. A ausência de reconhecimento das diferenças, da pluralidade, gera desigualdades e atitudes preconceituosas e discriminadoras, que permitem a instalação da violência e da crueldade.

Na sociedade brasileira e em nosso ambiente profissional, enfrentamos situações conflitivas, principalmente no âmbito das relações socioeconômicas, em especial as afeitas tarefas ao mercado de trabalho e de prestação de serviços.

Ao lado do discurso sobre a necessidade de respeito e de solidariedade, convivemos com a prática da concorrência desleal e da desconfiança nos relacionamentos. Temos, portanto, necessidade de exercer nossas atividades com responsabilidade.

Somente com vigilância perante nossas próprias ações poderemos desempenhar o papel de empresa-cidadã e contribuir com nosso trabalho para a transformação da sociedade na direção do bem comum.

Este Código define e explicita nossa postura profissional a todos com quem nos relacionamos: concorrência, clientes, comunidade, funcionários, das quais se espera a coerência com os princípios que aqui são apresentados.


Princípios

A Bluecare® tem suas ações norteadas pelos seguintes princípios:

• O respeito como base de todos os relacionamentos. Isso implica o reconhecimento à existência do outro e a defesa da dignidade da pessoa humana.
• A justiça, cujo significado é igualdade na diferença, defesa do exercício dos direitos de todas as naturezas por todos os indivíduos e segmentos da sociedade.
• A solidariedade, sinônimo de empenho na promoção de ações favorecedoras do crescimento e realização de todos e cada um.
• O diálogo, como partilha e confronto de idéias, na perspectiva da ampliação do conhecimento e do enriquecimento coletivo da cultura.

Esses princípios, estreitamente articulados entre si, podem ser reconhecidos pela presença dos seguintes valores nas atitudes de nossos profissionais:

• A honestidade e a retidão na condução de nossos negócios.
• A responsabilidade na realização de ações de efetivo benefício coletivo.
• A busca da excelência, expressa na qualidade social de nossos produtos e serviços.
• O compromisso com a busca da verdade e a defesa rigorosa de sua presença nas relações internas e externas de trabalho.
• A humildade e a coragem no enfrentamento dos desafios.
• A integridade na construção e preservação do nosso patrimônio e de nossa imagem na sociedade.
• A clareza e a precisão na divulgação de informações, sem prejuízo da confidencialidade, o empenho na criação de estruturas e canais de comunicação que favoreçam e promovam a livre circulação de informações.


1. Entre a Concorrência:

Todo o trabalho da Bluecare® é feito com base no respeito às leis que regulam a concorrência. Nossa competitividade deve se sustentar em nossa capacidade de gestão empresarial e de negociação junto aos clientes.

No sentido de negar a concorrência predatória e desleal, exige-se:

a)
Não utilizar recursos viciosos para recrutar profissionais em empresas concorrentes, prejudicando-as ou obtendo informações privilegiadas.
b) Não copiar projetos de concorrentes.
c) Defender ativamente a prática de concorrências transparentes e isentas de artifícios que impliquem o favorecimento ilícito de algum participante.
d) Não oferecer vantagens escusas para se beneficiar nos resultados de concorrências.
e) Em situações de conflito, assumir posição aberta à negociação e ao entendimento.

2. Com os Clientes:

A atuação competente das empresas revela-se na observância dos seguintes preceitos:

a) Dar ao cliente todas as informações concernentes ao trabalho ou produto a ser ofertado, definindo a qualidade e a abrangência do serviço ou produto e os compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que o cliente possa decidir-se sobre a sua aceitação ou recusa.
b) Não aceitar contratos que firam a dignidade da corporação Bluecare® e se contraponham aos princípios deste código.
c) Guardar sigilo das informações que forem confiadas à empresa em função do trabalho e não revelar assuntos que possam ser lesivos ao seu cliente, a não ser quando se tratar de delitos.
d) Não utilizar informações estratégicas obtidas junto ao seu cliente em benefício próprio ou como forma de barganhar vantagens ou benefícios pessoais ou empresariais.
e) Em casos de conflitos de interesses, atuar com transparência perante o cliente, esclarecendo-o sobre os dilemas em questão.
f) Não admitir discriminação relativa à idade, sexo, cor, raça, credo religioso, ascendência, etc. no atendimento ao cliente.
g) Respeitar a estrutura da organização do cliente e o profissional que ele destaca para atendimento à empresa.
h) Não se apresentar como representante do cliente sem ter autorização para tal.

3. Entre os funcionários da empresa:

No exercício do cargo ou função, os empregados Bluecare®:

a) Buscam o melhor resultado global para a empresa, mantendo sempre uma atitude transparente, de respeito e colaboração com os colegas de trabalho, representantes dos empregados e os públicos de interesse.
b) Exercem suas funções e autoridade, com espírito empreendedor e de superar desafios.
c) Não usam cargo, função, atividade, facilidades, posição e influência com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.
d) Não criam dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional.
e) Exercem suas atribuições com efetividade, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação do serviço.
f) Respeitam a propriedade intelectual.
g) Não alteram nem deturpam o teor de qualquer documento, informação ou dados.
h) Promovem ações que possibilitam melhorar a comunicação interna.
i) Enfatizam a integração e o desenvolvimento de trabalhos em equipe e promovem o envolvimento de todos na realização dos objetivos estratégicos da empresa.

No relacionamento com gerentes e colegas, os empregados Bluecare®:

a) Agem de forma cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com que se relacionam, respeitando as diferenças individuais.
b) Na sua vida profissional, agem sempre de forma leal com colegas ou gerentes.
c) Reconhecem os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas ou gerentes.
d) Não prejudicam a reputação de colegas ou gerentes por meio de julgamentos preconceituosos, falso testemunho, informações não fundamentadas ou qualquer outro subterfúgio.
e) Não buscam obter troca de favores que aparentem ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.
f) Estimulam a manifestação de idéias, quando alinhadas com os objetivos da empresa e discutidas em fóruns próprios.

Em relação a preconceitos, os empregados Bluecare®:

a) Devem promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
b) Quanto às intimidações, os empregados Bluecare®:
Não as toleram, bem como não toleram ameaças ou assédios de qualquer tipo.
Não se submetem a situações de assédio moral (entendido como o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a auto-estima, a segurança ou a imagem do empregado em função do vínculo hierárquico) e denunciam o assediador.
Respeitam a hierarquia, porém informam imediatamente à gerência superior qualquer comportamento irregular, desde que devidamente fundamentado.
Comunicam imediatamente aos seus superiores hierárquicos, para as providências cabíveis, qualquer aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários ao interesse da empresa. Não cedem a pressões que visem à obtenção de vantagens indevidas.
c) Em relação a críticas, os empregados Bluecare®:
Consideram as críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, como uma demonstração de lealdade à empresa e aos colegas.
d) Quanto à tolerância ao erro, os empregados do Bluecare®:
Aprendem com base nos seus próprios erros ou de outrem, eliminando suas causas e evitando sua repetição.
Quando se consideram não capacitados para executar alguma tarefa, procuram os colegas, gerentes e supervisores a fim de obter os meios para superar essas limitações.
Avaliam sistematicamente seus erros e acertos, com a participação da gerência imediata e dos supervisores, visando melhorar continuamente a qualidade de seu trabalho.
e) Quanto ao gerenciamento de desempenho:
A Bluecare® garante a seus empregados o direito de conhecer os resultados da avaliação do seu desempenho. Para isso, adota um processo transparente de gerenciamento de desempenho, com orientação individual ao empregado sobre assuntos que, direta ou indiretamente, afetem seu trabalho.
A Bluecare® garante aos seus empregados o direito de conhecer os critérios de progressão funcional e a sua avaliação decorrente desses critérios.
f) Quanto ao comprometimento das pessoas:
A Bluecare® reconhece o esforço de seus empregados para melhorar o resultado do trabalho, praticando o elogio como forma de valorizar os seus desempenhos.
g) Quanto a informações pessoais e funcionais:
A Bluecare® garante que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, são restritas ao próprio empregado e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações. As solicitações, análises e repasses dessas informações somente são feitas por quem tem a legitimidade para tanto, nos exatos termos da legislação e disposições normativas, bem como para fazer prova em juízo, de acordo com orientação da área jurídica.
A Bluecare® garante ao empregado acesso às suas informações funcionais.
A Bluecare® deve ser permanentemente atualizada sobre dados pessoais de seus empregados.
h) Quanto ao direito a esclarecimentos:
A Bluecare® assegura a seus empregados o direito de solicitar e receber esclarecimentos sobre direitos e vantagens na Companhia.
i) Quanto ao ambiente de trabalho:
Os direitos individuais são legítimos e respeitados, e sempre compatibilizados com o bem-estar coletivo e a representatividade da empresa.
A Bluecare® garante a seus empregados um ambiente de trabalho adequado, visando à segurança, à higiene, à saúde e ao bem-estar.
Os empregados da empresa podem suspender a realização de atividades, após tomar as medidas corretivas, caso haja situações em que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho se encontre em risco grave e iminente, comunicando o fato imediatamente ao seu superior hierárquico.
No exercício de suas atividades, os empregados da empresa preservam o patrimônio das empresas traduzido em termos de equipamentos, materiais, informações tecnológicas e estratégicas e facilidades operacionais.
j) Quanto à utilização do correio eletrônico, os empregados Bluecare®:
Utilizam o correio eletrônico para assuntos pertinentes ao seu trabalho, cuidando sempre da segurança da informação e não disseminam mensagens que possuem conteúdos ilegais, pornográficos, racistas e de cunho religioso ou político.
k) Quanto à aparência pessoal:
A Bluecare® recomenda que os empregados procurem levar em conta o tipo de atividade que executam, o público com o qual entram em contato e os hábitos culturais e empresariais da região ou país onde trabalham.